Produção responsável
O Grupo Montiqueijo implementou um conjunto de medidas de “Zero Desperdício” e consumo consciente. Desta forma a produção de queijo fresco e requeijão é planeada de acordo com as encomendas, para que não existam desperdícios. No caso de existência de excedente de queijos curados ou do chamado “produto feio” (produto fora das calibragens aceites pelo mercado) são feitas doações às instituições de solidariedade com quem o Grupo costuma trabalhar.
Compromisso ambiental
Desde sempre que a Responsabilidade sobre o Ambiente esteve presente no caminho do grupo Montiqueijo. Esta Responsabilidade está presente em várias frentes da sua atuação, na política de economia circular implementada nas duas empresas do grupo, em pequenos gestos do dia-a-dia e na promoção de gestos diários que visam reduzir o nosso impacto sobre o planeta.
Economia circular
Desde sempre, uma das grandes preocupações do grupo Montiqueijo foi os resíduos e o desperdício, que em unidades de produção têm sempre uma escala maior. Foi neste contexto que se desenvolveu um trabalho, que é contínuo, de reciclagem e de transformação do resíduo em benefício.
Atualmente o grupo Montiqueijo reutiliza cerca de 60% dos seus resíduos, estando continuamente a trabalhar para ir aumentando este número. As águas utilizadas para as lavagens dos parques dos animais são tratadas e reutilizadas, os estrumes são separados e armazenados em silos e espalhados pelos campos de cultivo, como fertilizantes naturais.
O excedente de soro resultante do fabrico de queijo é introduzido em rações animais, sendo um ingrediente de alto valor proteico de valor acrescentado na alimentação animal.
Um caminho crescente na redução da nossa pegada.
1998
Primeira empresa do setor a retirar o cincho dos seus queijos.
2015
Instalámos um sistema fotovoltaico destinado ao autoconsumo, que permite atualmente 15% de autossuficiência (média mensal). Com os 628 painéis solares instalados, produz 146 toneladas de queijo com recurso exclusivo de energia solar.
2016
Substituímos os copos de plástico, para o consumo de bebidas quentes ou frias, por chávenas de loiça como ação de sensibilização para a redução interna do consumo de plástico descartável.
2020
A Montiqueijo aposta numa embalagem menos espessa, reduzindo 30% do plástico que utilizava na embalagem anterior.
2021
Foi instalado na Agroleite um sistema de refrigeração do leite que permite a passagem direta do leite recolhido para cisterna de transporte levando a uma reduçã0 de um consumo diário na ordem dos 800L utilizados anteriormente na lavagem da cisterna de arrefecimento. Com este sistema permitiu há ainda um aproveitamento da energia térmica para o aquecimento das águas internas.
2022
Implementámos um sistema de tratamento de efluentes que permite reciclar a água utilizada nas lavagens dos parques animais e reutilizar o estrume nos campos de cultivo.
1998
Primeira empresa do setor a retirar o cincho dos seus queijos.
2015
A Montiqueijo instalou um sistema fotovoltaico destinado ao autoconsumo, que permite atualmente 18% de autossuficiência (média mensal). Com os 628 painéis solares instalados, produz 277 toneladas de queijo com recurso exclusivo a energia solar e consequentemente consegue reduzir 105 toneladas de emissões de dióxido de carbono por ano.
Instalação de um sistema de gestão de energia que regula a iluminação em função da necessidade, nas diferentes fases do dia (gestão feita em função da luz solar diária).
2016
Na Montiqueijo foram substituídos os copos de plástico para o consumo de bebidas quentes ou frias por chávenas de loiça, como ação de sensibilização para a redução do consumo de plástico descartável.
2017
Instalámos um sistema de gestão de energia que regula a iluminação das salas em função da real necessidade, nas diferentes fases do dia (gestão elétrica feita em função da luz solar diária).
2019
Começamos a ver o impacto do nosso trabalho – a remoção do cincho em 1998 permitiu contabilizar em 2019 uma diminuição de 55 toneladas de plástico.
2020
A Montiqueijo aposta numa embalagem menos espessa, reduzindo 30% do plástico que utilizava na embalagem anterior.
2021
Foi instalado na Agroleite um sistema de refrigeração do leite que permite a passagem direta do leite recolhido para cisterna de transporte levando a uma redução de um consumo diário na ordem dos 800L utilizados anteriormente na lavagem da cisterna de arrefecimento. Este sistema permitiu um aproveitamento da energia térmica para o aquecimento das águas internas.
2022
Foi feita a implementação de um sistema de tratamento de efluentes que permite reciclar a água utilizada nas lavagens dos parques animais e que, desta forma, não só reutiliza e reduz os recursos hídricos utilizados, como também reutiliza o estrume dos animais, que é utilizado como fonte de riqueza orgânica na fertilização dos campos de cultivo.
Responsabilidade social
A nível Social, a Montiqueijo procura desenvolver com a comunidade local projetos que promovam atividades de cariz desportivo, cultural, educativo e de entretenimento.
Há um trabalho de parceria que é feito com as várias associações locais desportivas e de solidariedade, algumas com as quais se trabalha o apoio a famílias locais e desfavorecidas.
O excedente de produto e o chamado produto feio é também entregue a associações, estando em linha com a Política Interna de Desperdício Zero.
Anualmente, a Montiqueijo promove um Passeio Pedestre em parceria com a junta de freguesia de Lousa, destinado à comunidade. Os fundos revertem sempre para uma causa solidária e aos participantes oferece-se uma atividade desportiva na região saloia que privilegia o contacto e o respeito pela natureza.
Projetos com as escolas
Em 2018, a Montiqueijo desenvolveu o projeto “O Queijinho vai à escola”, realizado em mais de 30 escolas do concelho de Loures e Lisboa, com o objetivo de promover hábitos alimentares saudáveis e consciencializar os alunos para os benefícios de uma alimentação variada e equilibrada.
Através de uma aula dinâmica com parte teórica e prática (jogos, vídeos e aventuras de cozinha em grupo), a Montiqueijo sensibilizou os alunos sobre os passos para uma alimentação saudável e os benefícios do queijo fresco.
Esta iniciativa contou com a participação da nutricionista Maria Gama, do projeto “Põe-te Na Linha”.