Responsible production

O Grupo Montiqueijo implementou um conjunto de medidas de “Zero Desperdício” e consumo consciente. Desta forma a produção de queijo fresco e requeijão é planeada de acordo com as encomendas, para que não existam desperdícios.  No caso de existência de excedente de queijos curados ou do chamado “produto feio” (produto fora das calibragens aceites pelo mercado) são feitas doações às instituições de solidariedade com quem o Grupo costuma trabalhar.

Environmental commitment

Desde sempre que a Responsabilidade sobre o Ambiente esteve presente no caminho do grupo Montiqueijo. Esta Responsabilidade está presente em várias frentes da sua atuação, na política de economia circular implementada nas duas empresas do grupo, em pequenos gestos do dia-a-dia e na promoção de gestos diários que visam reduzir o nosso impacto sobre o planeta.

Circular economy

Desde sempre, uma das grandes preocupações do grupo Montiqueijo foi os resíduos e o desperdício, que em unidades de produção têm sempre uma escala maior. Foi neste contexto que se desenvolveu um trabalho, que é contínuo, de reciclagem e de transformação do resíduo em benefício.

Currently, the Montiqueijo group reuses around 60% of its waste, and is continually working to increase this number. The water used for washing the animal parks is treated and reused, the manure is separated and stored in silos and spread across the fields, as natural fertilizers.

O excedente de soro resultante do fabrico de queijo é introduzido em rações animais, sendo um ingrediente de alto valor proteico de valor acrescentado na alimentação animal.

A growing path in reducing our footprint.

1998

First company in the sector to remove the cinch from its cheeses.

2015

We have installed a photovoltaic system for self-consumption, which currently allows 15% of self-sufficiency (monthly average). With the 628 solar panels installed, it produces 146 tons of cheese with exclusive solar energy resource.

2016

We replaced plastic cups, for the consumption of hot or cold drinks, with cups of crockery as an awareness action for the internal reduction of the consumption of single-use plastic.

2020

Montiqueijo bets on a less thick packaging, reducing 30% of the plastic it used in the previous packaging.

2021

A milk cooling system was installed at Agroleite that allows the direct passage of the collected milk to the transport cistern, leading to a reduction of a daily consumption in the order of 800L previously used in the washing of the cooling cistern. With this system allowed there is still a use of thermal energy for the heating of internal waters.

2022

We have implemented an effluent treatment system that allows us to recycle the water used in the washes of the animal parks and reuse the manure in the fields of cultivation.

1998

First company in the sector to remove the cinch from its cheeses.

2015

A Montiqueijo instalou um sistema fotovoltaico destinado ao autoconsumo, que permite atualmente 18% de autossuficiência (média mensal). Com os 628 painéis solares instalados, produz 277 toneladas de queijo com recurso exclusivo a energia solar e consequentemente consegue reduzir 105 toneladas de emissões de dióxido de carbono por ano.

Installation of an energy management system that regulates lighting according to need, at different times of the day (management based on daily sunlight).

2016

Na Montiqueijo foram substituídos os copos de plástico para o consumo de bebidas quentes ou frias por chávenas de loiça, como ação de sensibilização para a redução do consumo de plástico descartável.

2017

We have installed an energy management system that regulates the lighting of the rooms according to the real need, in the different phases of the day (electrical management made according to the daily sunlight). With the 628 solar panels .

2019

Começamos a ver o impacto do nosso trabalho – a remoção do cincho em 1998 permitiu contabilizar em 2019 uma diminuição de 55 toneladas de plástico.

2020

Montiqueijo bets on a less thick packaging, reducing 30% of the plastic it used in the previous packaging.

2021

Foi instalado na Agroleite um sistema de refrigeração do leite que permite a passagem direta do leite recolhido para cisterna de transporte levando a uma redução de um consumo diário na ordem dos 800L utilizados anteriormente na lavagem da cisterna de arrefecimento. Este sistema permitiu um aproveitamento da energia térmica para o aquecimento das águas internas.

2022

Foi feita a implementação de um sistema de tratamento de efluentes que permite reciclar a água utilizada nas lavagens dos parques animais e que, desta forma, não só reutiliza e reduz os recursos hídricos utilizados, como também reutiliza o estrume dos animais, que é utilizado como fonte de riqueza orgânica na fertilização dos campos de cultivo.

Social responsability

A nível Social, a Montiqueijo procura desenvolver com a comunidade local projetos que promovam atividades de cariz desportivo, cultural, educativo e de entretenimento.

Há um trabalho de parceria que é feito com as várias associações locais desportivas e de solidariedade, algumas com as quais se trabalha o apoio a famílias locais e desfavorecidas.

O excedente de produto e o chamado produto feio é também entregue a associações, estando em linha com a Política Interna de Desperdício Zero.

Every year, Montiqueijo promotes a Pedestrian Walk in partnership with the parish council of Lousa, aimed at the community. Funds always revert to a charitable cause and participants are offered a sporting activity in the saloia region that favors contact with and respect for nature.

Projects with schools

In 2018, Montiqueijo developed the project “O Queijinho goes to school”, carried out in more than 30 schools in the municipality of Loures and Lisbon, with the aim of promoting healthy eating habits and raising students’ awareness of the benefits of a varied and balanced diet.

Through a dynamic class with a theoretical and practical part (games, videos and group cooking adventures), Montiqueijo made students aware of the steps to healthy eating and the benefits of fresh cheese.

This initiative had the participation of nutritionist Maria Gama, from the “Põe-te Na Linha” project.

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